Manual Prático Para Mediação da Defensoria é debatido entre servidores do órgão

Dando início aos trabalhos de implantação do “Defensoria Aqui” – grande unidade de atendimento ao cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal, reunindo os serviços para o atendimento inicial em várias áreas – a subdefensora pública-geral do DF, Karla Núbia, reuniu nesta sexta-feira (07), 23 servidores dos Núcleos de Assistência Jurídica da Defensoria que fizeram curso de mediação e conflitos. Na ocasião, Núbia anunciou os projetos da instituição para solução de conflitos e apresentou a proposta do Manual Prático de Mediação. “Nos últimos anos, a mediação e a Conciliação têm sido apontados como importantes instrumentos para solução rápida e pacífica de conflitos. O novo Código de Processo Civil instituiu de forma expressa modalidades alternativas de solução de conflitos”, explicou a subdefensora pública-geral. Segundo Karla Núbia, a Defensoria já tem pequenos polos que trabalham com a mediação e a ideia é efetivar essa prática nos atendimentos. “Trata-se de pessoas que tem outro olhar. A instituição precisa de pessoas vocacionadas e que tenham esse olhar diferenciado para o assistido. A Defensoria não quer ser um mero transmissor dos problemas para uma petição defendendo em juízo aquela pessoa. Nós temos que pensar na humanização do atendimento.” A subdefensora disse ainda que a mediação vai passar a ser um projeto institucional que tenha a cara da Defensoria. “É necessário um manual pra poder seguir o passo a passo, desde a ligação ao primeiro contato com a parte, para que ela reconheça ali, um centro de mediação acolhedora da nossa instituição. Temos que investir nos profissionais e nos espaços Tudo aquilo que envolve a mediação sobre todos os seus aspectos”. A psicóloga do Núcleo de Atendimento Jurídico da Mulher, Rosana Lins, participou do encontro e apoia a construção de um fluxo institucional, protocolo de atendimento voltado para mediação. “Além de fazer o trabalho com as vítimas, a gente tem essa oportunidade de trabalhar com família, dentro desse processo de separação e de trabalhar as questões emocionais dos filhos. O atendimento de mediação é uma ferramenta fundamental , porque quando você trabalha na mediação você trabalha toda família, você mexe com a estrutura da família. Eu já tive experiências maravilhosas de transformação através da mediação. Eu acredito nesse trabalho porque sei que ele transforma”, elogia Lins. A Defensoria abriu um chamamento para um espaço de três mil metros na área central de Brasília, para abrigar uma Unidade de Atendimento Integrado, que vai reunir as iniciais de Família, Civil, Consumidor, Saúde e Fazenda Pública. O departamento psicossocial também vai funcionar dentro dessa unidade. O local vai contar também com um centro de mediação, com salas apropriadas e servidores exclusivos para trabalhar com as técnicas de soluções de conflitos.
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