Defensoria discute estratégias de atendimento para as pessoas em situação de rua

Garantir qualidade e ampliar o atendimento itinerante – jurídico e psicossocial – para pessoas em situação de rua foi o tema de uma grande reunião na última sexta-feira (15). O debate teve a presença de defensores públicos; membros do departamento psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal; representantes da Defensoria Pública da União; do Movimento Nacional da População de Rua e do Instituto Ipês. Os membros da Defensoria Pública do DF e da União notaram que existem barreiras para atrair esse público e atender as demandas. “O atendimento realizado nas ruas já existe. Mas, geralmente não são as pessoas em situação de rua que nos procuram. Temos atendido a população de maneira geral. Então, decidimos mudar de estratégia. Vamos fazer material de pulgação, novas parcerias e mudar a rota de atendimento”, explica a subsecretária de Atividade Psicossocial da Defensoria, Roberta de Ávila. Ainda de acordo com Ávila, outra mudança é na abordagem às pessoas em situação de rua. “Quem costuma fazer essa abordagem, essa aproximação entre a Defensoria e a população em situação de rua, são os voluntários que já estiveram nessa situação – morando nas ruas. Agora, estamos idealizando a participação dos defensores no diálogo com as pessoas em situação de rua”. Também representando a Defensoria Pública do DF estiveram presentes os defensores públicos do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Daniel de Oliveira e Fábio Levino e a gerente da Subsecretaria de Atividade Psicossocial, Camila Santos. Atenção à população em situação de rua São oferecidas à população em situação de rua assistência jurídica, psicológica, social e inserção nas políticas públicas socioassistenciais. Este é um projeto liderado pela Subsecretaria de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do DF, que visa aprimorar o atendimento destinado a garantia dos direitos da população em situação de vulnerabilidade social, assim como promover a qualidade do serviço por meio do atendimento técnico. Os atendimentos podem ser realizados nos mutirões itinerantes ou no Edifício Shopping Venâncio, Setor Comercial Sul, Bloco B60, 4º Andar, Sala 440. O telefone para contato é o 2196-4468.
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