Defensoria atende população hipossuficiente e conta com o Projeto de Atenção à População de Rua

Hoje (17), é celebrado o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. A data, marca a luta contra a miséria mundial e traz a discussão sobre as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A Defensoria Pública do Distrito Federal atende a população hipossuficiente e conta com o Projeto de Atenção à População de Rua do Departamento de Atendimento Psicossocial (DAP). As demandas que chegam ao DAP são advindas do Núcleo de Assistência Jurídica. Além disso, o departamento atende a população em situação de rua, “nós fazemos o acolhimento dessas pessoas. Recebemos as demandas, seja de documentação, saúde, internação por transtorno mental ou algum problema de habitação. Então, fazemos todo o acompanhamento”, explica a coordenadora do DAP, Roberta de Ávila. Um dos parceiros da Defensoria é a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos humanos (Sedestmidh), que auxilia nos casos das pessoas que querem ficar na Casa Santo André – abrigo para quem não tenham problemas com drogas ou transtorno mental. O Departamento conta também com um convênio feita com a Polícia Civil para a retirada da terceira via da identidade. Muitas vezes, de um atendimento realizado, são descobertas várias outras necessidades. “Nosso trabalho é fundamental porque além de buscar um resgate da cidadania e de uma melhor qualidade de vida, ele visa a autonomia e um empoderamento dessa população. A Defensoria está se articulando com a rede e atuando onde o estado não está resolvendo”, declara Roberta. Departamento de Atendimento Psicossocial O DAP funciona no Edifício Venâncio 2000 – Setor Comercial Sul, 4º andar. Para mais informações, o telefone para contato é o (61) 21964376.
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